Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lavandaria

por Jorge Fiel

Lavandaria

por Jorge Fiel

Seg | 02.02.09

Algumas palavras sobre a valência psicológica e comportamental do espelho da casa de banho

Jorge Fiel

 

“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”

José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira

 

Para o homem moderno, o espelho da casa de banho concentra duas diferentes valências: uma eminentemente utilitária e outra do foro psicológico e comportamental.

Quando estamos a fazer a barba com lâmina, precisamos do espelho para evitar que a nossa cara fique com um aspecto idêntico à do boxeur que perdeu por KO, a meio do oitavo assalto, um combate de nove assaltos.

Se temos uma farta e abundante cabeleira (o que não é manifestamente o meu caso, pois além de estar parcialmente careca, acabo de me submeter a um rigoroso pente dois), o espelho da casa de banho pode ser muito útil no acto de pentear.

No caso das mulheres, o espelho tem todas as condições paar ser  um magnífico aliado na tarefa de evitarem sair para a rua com uma maquilhagem que lhes possibilite serem confundidas com a Paula Rego.

Já no que concerne a últimos acertos dovestuário, como a verificação do estado do nó da gravata, acho que o espelho no quarto, ou até mesmo o do elevador, são mais apropriados.

Mas o espelho da casa de banho pode ser um precioso auxiliar da nossa higiene mental, de acordo com alguns cientistas de renome mundial, como o terapista comportamental Stuart Small.

Small recomenda que aproveitemos todos os momentos em frente ao espelho para repetirmos mentalmente o seguinte mantra:: ”Eu sou muito bom, eu sou muito inteligente e as pessoas gostam muito de mim”.

Para evitar golpes, desaconselho aos preclaros a entrega a este exercício de auto-estima quando têm em curso a delicada operação de fazer a barba.

Acho mais recomendável que o façam quando estão em frente ao espelho da casa de banho a escovar os dentes – ou até mesmo a pentearem-se.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.