Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lavandaria

por Jorge Fiel

Lavandaria

por Jorge Fiel

Sex | 23.01.09

Sobre as virtudes do pincel de barba, amígdalas e fraldas como métodos subsidiários ao Carbono 14

Jorge Fiel

 

O carbono 14 é apenas um dos métodos de datação existentes, não é o único. Quando se trata de gerações recentes, há outros métodos que podem ser usados com uma eficácia próxima do infalível – como o método das amígdalas, o das fraldas e o do pincel para a barba.

Para citar um dos exemplos que conheço melhor (eu próprio) há uma geração ainda viva que não tem amígdalas, sendo que a seguinte, a das pessoas sub 49 anos, preserva, na esmagadora maioria dos casos, essa peça do equipamento de origem.

Algures em meados dos anos 60, deve ter-se realizado um congresso médico que mudou o paradigma relativamente às amígdalas e determinou que extrai-las deixava de ser primeira opção, passando a ser o último recurso,  quando se tinha pela frente uma criança a berrar desalmadamente com dores numa garganta obviamente inflamada.

Eu sou um dos últimos representantes da geração amputada de amígdalas. Estou em crer que Sócrates é um dos primeiros exemplares da geração que logrou atravessar a infância e adolescência preservando a integridade das suas amígdalas.

O tipo de fraldas usadas quando eram bebés cava claramente a diferença universitários que concluíram cursos de quatro e cinco anos e a geração de Bolonha.

Os mais velhos, aB (antes de Bolonha)  usaram fraldas de pano, obrigaram os pais a manterem um balde mal cheiroso em casa, e tiveram provavelmente muito mais assaduras nos seus rabinhos do que os dB, que beneficiaram das fraldas descartáveis.

No que concerne ao assunto que está em cima da mesa  - que, não nos esqueçamos, é a barba – a geração sem amígdalas ainda conviveu com o pincel e a compra de lâminas Schick, em bonitas embalagens roxas decoradas com um crocodilo, para abastecer o aparelho de fazer a barba.

Os mais novos, que mantêm as amígdalas, são a geração da espuma de barbear e das lâminas de barbear descartáveis, que todos concordarão, representam uma enorme mudança civilizacional.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.