Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lavandaria

por Jorge Fiel

Lavandaria

por Jorge Fiel

Dom | 28.12.08

Duas ou três nuvens ecológicas sujam o belíssimo céu azul do maravilhoso mundo dos autoclismos

Jorge Fiel

 

O mundo era muito mais triste antes da invenção do autoclismo.

Agora parece tudo simples. Um só gesto de rodar ou pressionar um botão (puxar a corrente, no caso dos mecanismos vintage como o da fotografia) e lá vem uma descarga de água purificadora que empurra para a rede de esgotos os desperdícios líquidos e sólidos do funcionamento íntimo do nosso aparelho digestivo. É uma maravilha!

 

Mas como diz o povo, na sua infinita sabedoria, não há bela sem senão, e eu detecto duas ou três nuvens, de carácter ecológico, a sujar o belíssimo azul do céu do maravilhoso mundo dos autoclismos.

A verdade é que nós abusamos do consumo de água e o bom do autoclismo é a maior fonte de desperdício. A dura realidade do INE revela-nos que uma família média portuguesa, com quatro elementos, gasta 182 mil litros de água por ano e um terço deste consumo tem origem nas descargas do nosso amigo autoclismo.

Chegado a este ponto, não posso deixar de me levantar e, de pé, saudar respeitosamente o esforço ecológico desenvolvido pela nossa Cerâmica de Valadares que inventou um autoclismo verde. Nem mais!

Volto a sentar-me (escrever de pé no teclado dá tanto jeito como satisfazer, na mesma posição erecta, as nossas necessidades fisiológicas de carácter sólido) para explicar o que é o autoclismo verde que está a ser produzido aqui ao lado, em Gaia, por obra e graça das louváveis preocupações ambientais do terceiro maior fabricante europeu de louça sanitária.

O autoclismo verde é um Ovo de Colombo, já que o seu reservatório produz descargas de apenas seis litros, ao invés dos nove litros dos autoclismos tradicionais.

O autoclismo verde é a consagração tecnológica do truque de pôr um garrafa de água vazia no reservatório para diminuir a quantidade da descarga, que era usado por famílias preocupadas com a conta da água e/ou o futuro do Mundo.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.