Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lavandaria

por Jorge Fiel

Lavandaria

por Jorge Fiel

Sab | 22.11.08

Vamos andar todos com os faróis acesos

Jorge Fiel

Este BMW só está com as luzes apagadas por estar estacionado

O falecido trotsquista belga Ernest Mandel, autor de uma imprescindível “Iniciação à teoria económica marxista”, formulou a teoria do desenvolvimento desigual e combinado.

Esta teoria de Mandel explica porque é que a Turquia, apesar de consideravelmente mais pobre e atrasada do que a Alemanha, tem uma infra-estrutura de telecomunicações muito mais avançada.

ATurquia estava na época das telefonistas a manipularem as cavilhas para encaminhar as chamadas telefónicas quando decidiu investir na modernização e digitalização da rede.

Ankara comprou o mais sofisticado sistema da Siemens, queimando uma série de etapas intermédias e apetrechando-se com uma infra-estrutura de telecomunicações mais avançada do que a alemã, que era da geração anterior (seria idiota Berlim estar permanente a investir no último grito tecnológico).

Vem tudo isto a propósito de alguns aspectos em que a Polónia está claramente na vanguarda europeia, numa demonstração inequívoca da justeza e vitalidade da teoria de Mandel.   

Seja dia ou seja noite, faça chuva ou faça sol, seja Verão ou seja Inverno, há mais de um ano que estão sujeitas a uma pesada multa as viaturas que circulem nas estradas e ruas polacas sem terem os médios acesos.

Ora a Comissão Europeia está neste preciso momento a ultimar legislação que, em nome do incremento das condições de segurança nas estradas, alastrará aos outros 26 países da União a obrigatoriedade polaca de todos os carros usarem luzes de circulação diurnas (DLR - Daytime Running Light).

Bruxelas acha que a DRL aumenta a visibilidade dos veículos motorizados e por isso propõe que a partir de 7 de Fevereiro de 2011 (ou seja faltam pouco mais de dois anos para a entrada em vigor desta resolução) esteja obrigatoriamente instalado em todos os veículos de passageiros novos, bem como nos comerciais ligeiros (1), um dispositivo que faz com que os faróis acendam sempre que se roda a chave na ignição.

Ou seja, a partir de 7 de Fevereiro de 2011 andaremos todos de luzes bem acesas. Como os polacos.

(continua)

………………..

(1) Os camiões e autocarros beneficiarão de um prazo mais alargado (Agosto de 2012).

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.