Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lavandaria

por Jorge Fiel

Lavandaria

por Jorge Fiel

Qua | 24.09.08

Para combater a insónia use e abuse do infalível método do choque térmico (ou dos pés frios)

Jorge Fiel

 

Por norma, durmo como um bebé. Mas quando sofro de insónias tenho uma receita para as vencer que se tem revelado infalível e eu baptizei como o Método do Choque Térmico.

 

Devo as bases da elaboração deste meu método a uma leitura cuidada da magnífica reportagem da Maria João Avillez sobre os últimos dias de Sá Carneiro, onde esta minha colega revela que, quando não conseguia conciliar-se com o sono, o falecido primeiro ministro ia à varanda apanhar um pouco de frio (a campanha eleitoral foi no Inverno de 1980).

 

Esqueça a contagem dos cordeirinhos. Nem sequer pense em ficar a dar voltas na cama, se não consegue aceder aos domínios de Morfeu. Levante-se e vá apanhar frio. Quando regressar à cama é tiro e queda. Embalado pelo calor do edredão, vai adormecer como um anjinho, enquanto o diabo esfrega um olho.

 

Há coisa de dois meses, vim a saber que o Método do Choque Térmico tem outras aplicações para além do combate à insónia.

 

Numa notável entrevista radiofónica, José António Saraiva revelou que boa parte dos seus golpes de génio ocorrem desde que se deita na cama até ter os pés quentes. E deu como exemplo da fertilidade intelectual de que é inundado neste período a escolha do nome (Sol) para o seu novo semanário.

 

Provavelmente a invenção do saco de plástico como acondicionador do Expresso aconteceu nesse mesmo lapso de tempo, quando o meu antigo director aquecia os pés frios.

 

Claro que se é casado, ou por qualquer outra razão partilha a cama com alguém (o que é estúpido, porque dorme-se melhor sozinho que acompanhado).tem de se rodear de alguns cuidados para prevenir eventuais efeitos perniciosos e secundários do Método do Choque Térmico.

 

Uma noite, no regresso à cama, estava tão gelado que evitei todo o contacto físico com a Isabel. O problema foi que ela se voltou na cama, pôs a mão em cima de mim e acordou sobressaltada - aterrorizada pela perspectiva de eu me ter tornado num cadáver.

 

12 comentários

Comentar post