Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lavandaria

por Jorge Fiel

Lavandaria

por Jorge Fiel

Seg | 06.12.10

O trabalho por causa do homem ou ao contrário?

Jorge Fiel

Depois de terem inventado a semana inglesa, os britânicos fizeram agora um estudo que demonstra que o fim de semana não dura 48 horas, como todos pensávamos, mas apenas 27 horas, uma vez que o comum dos mortais só na manhã de sábado de manhã consegue desligar do trabalho e a meia da tarde do domingo (por volta das 16h00, dizem os investigadores) já começa a pensar na maldita 2ª feira.

O conceito da semana inglesa foi simpático, na medida em que ampliou, recuando até à tarde de sábado, o dia de descanso semanal previsto na Bíblia -  “Trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás” (Êxodo 34:22) e “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Marcos  2:27) – não interessando agora para o caso se o sétimo dia é o sábado ou o domingo.

As coisas mudam. O nosso fim de semana está a minguar e mesmo antes dos cientistas ingleses terem chegado, de forma científica, a essa constatação, já eu próprio já reparara nisso, pois raramente tenho um dia inteiro em que me possa abster de trabalhar, pecando por isso em pensamentos (pensar em trabalho), palavras (falar sobre trabalho) e obras (teclar furiosamente no computador).

À luz desta triste realidade, muito gostaria de interrogar o evangelista Marcos sobre se o trabalho foi feito por causa do homem, ou se, pelo contrário, o homem foi feito por causa do trabalho.

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.