Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lavandaria

por Jorge Fiel

Lavandaria

por Jorge Fiel

Sex | 19.12.08

Sobre a utilidade marginal dos jornais

Jorge Fiel

 

Além de informar, os jornais têm tido diferentes utilidades ao longo dos tempos. Depois de folheados, são usados com vantagem em inúmeras situações.

Os jornais são óptimos para embrulhar peixe, ajudar a secar o interior de sapatos encharcados e acender lareiras. São ainda espectaculares para nos proteger do frio.

Os sem abrigo de Nova Iorque, que são provavelmente os maiores especialistas vivos na arte de sobreviver ao frio (nunca percebi porque não se mudam para um clima mais temperado, como, por exemplo, o algarvio), são peritos em usar edições antigas do New York Times (as suas folhas broadsheet são melhores para o efeito que as tablóides do Post) para se protegerem dos rigores do Inverno.

Eu próprio tive oportunidade de comprovar pessoalmente esta valência dos jornais na noite do jogo da segunda mão da meia final da Champions em que o FC Porto defrontou o Deportivo na Corunha.

Aquele venturoso dia para as nossas cores amanheceu no Porto com um agradável calor primaveril, que me levou a cometer a imprudência de viajar para a Corunha em corpinho bem feito – expressão, que no meu caso particular, não é empregue no sentido literal, apenas no figurado, pretendendo descrever que usava apenas camisa com qualquer protecção exterior do tipo casaco.

O frio que sublinhou a escala para almoço em Santiago de Compostela (onde na companhia do Manuel Serrão, Juca, Miguel e Vítor Oliveira, aviei calamares, pulpo à galega, pata negra, pimientos de Padrón e manchego) tornou claro a minha errada avaliação das idiossincrasias metereológicas   da Galiza.

Chovia cães e gatos, como diriam os ingleses, quando desembarcamos na Corunha. Fiquei logo totalmente encharcado e a única maneira que arranjei para esconjurar os perigos inerentes à situação (mãe, pela certa, de uma broncopneumonia) foi usar o know how dos homeless novaiorquinos e calafetar-me todo com os jornais que trouxera para ler enquanto fazia horas para o jogo. Só vos digo que deu um resultadão!

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.