Quinta-feira, 12 de Novembro de 2009

O meu top five de séries televisivas a 12.11.09

Amanhã, sem falta nenhuma, vou trocar os pneus da frente, a ver se resolvo de vez a tendência direitista da minha carrinha Fiat Marea.

Enquanto isso não acontece, pondo uma pedra em cima deste lamentável caso do Pneu Estraçalhado, tenho a comunicar-vos um feito tecnológico pessoal. Aprendi a gravar programas na box da Zon, o que me habilita a ver as minhas séries preferidas quando quiser, independentemente da hora a que foram transmitidas (muitas vezes tardia).

A este propósito, acho oportuno partilhar o meu top five actual. Ele vai variando muito. Por exemplo, alturas houve em que não perdia um CSI e agora enjoei-os a todos (a começar pelo Miami, que já fede, já não há cu para as poses do Horatio!) – talvez veja o episódio do abandono de Grissom mas certamente vou-me ficar por aí.

1.     FlashForward. Estou fanático. Prende tanto como o 24 nas suas primeiras temporadas. Mark Benford (Joseph Fiennes) não faz esquecer o bom e velho Jack Bauer (Kiefer Sutherland), mas anda por lá perto. Um blackout global (blecaute escreveriam os nossos irmãos do outro lado do Atlântico) de 2m17, ocorrido às 11 am (Pacific Standard Time) de 6 de Outubro deste ano, provoca 20 milhões de mortos. Os que sobreviveram tiveram uma visão (flashorward) das suas vidas, a 20 de Abril de 2010. O epicentro da acção está em Los Angeles, mas ainda vamos no 6º episódio e a intriga já se ramificou à Somália, mete uma matança de corvos, há um mau chamado D. Gibbons (alto nome!), o presidente dos Estados Unidos já apareceu num papel muito equivoco, e acaba de nomear para vice-presidente uma senadora  hispânica com muito mau feitio. Pelo meio têm aparecido uns matadores chineses.  A coisa promete. Como agravante, a agente do FBI Janis Hawk (Christine Woods na vida real, a menina da fotografia que encima este post) ainda não sabe se é lésbica e tem galo nos encontros amorosos, mas é uma queridinha;

 

2.     Free Radio. Uma pequena jóia e quando digo pequena refiro-me à duração dos episódios (22 minutos). Ando com a figadeira muito mais desopilada desde que me viciei nos diálogos absurdos com celebridades (da vida real) mantidos pelo casal de animadores (Lance e Ann) de Moron in the Morning, da KBOM FM. O Lance é mesmo idiota baptizado. Até dói. Acreditem!

 

3.     Sem Escrúpulos (Damages). Estou entusiasmadíssimo com o início da segunda temporada desta série em que Glenn Close (no papel da advogada Patty Hewes) arrasa uma vez mais. A intriga é tão complicada que depois de ter visto e revisto toda a primeira tempoarda anda não consegui distinguir os bons dos maus. Espectacular! Brutal!

 

4.     The Wire. Uma série policial que tem como cenário Baltimore. Está para esta primeira década do século XXI como Hill Street Blues esteve para o último quartel do século XX. Imperdível;

 

5.     Boston Legal. Só não está no primeiro lugar deste top, porque os palhaços da Fox decidiram  descontinuar a  produção de uma das melhores séries televisivas de sempre. Mas as alegações de Alan Shore são uma sinfonia, mesmo quando vistas e ouvidas pela quinta vez.

 

(continua)

 

música: Mona Bone Jakon, Cat Stevens
publicado por Jorge Fiel às 18:08
link do post | comentar | favorito
18 comentários:
De Sun Iou Miou a 15 de Novembro de 2009 às 13:49
Também fui ontem mudar os pneus da carrinha, mas os traseiros, que estavam carecas e a patinagem reservo-a para os patins. Não digo o que me custaram porque dizer um olho da cara é pouco. Talvez devi ir fazer uma visita à Maria João.

Quanto a séries televisivas: não conheço uma só dessas. Quase não vejo televisão e ainda não comprei o aparelho de TDT, de maneira que de aqui a uns meses, se não mudo de opinião, vou ficar sem TV. Mas sempre está a internet.

Não quero dizer que não goste de séries, que há algumas muito boas, mas fico tanto tempo diante do ecrã a ver filmes e séries para traduzi-los, que não me resta vontade para isso no tempo livre.
De Jorge Fiel a 22 de Novembro de 2009 às 19:08
Preclara Miou Miou

Também traduz coisas para cinema e televisão?! Espero que as suas traduções se destinem a legendas e não a dobragens. Detesto filmes e séries dobradas.

Não sei andar de patins. Mas tenho pena. Também tenha pena que ainda tenha sido apresentada ao Boston Legal. É uma série absolutamente fabulosa.

A bem da Nação!

De Abobrinha a 15 de Novembro de 2009 às 22:57
Não me diga que gostava do 24? Eu gostei do primeiro par de episódios para depois começar a enjoar com o excesso de acção e depois ficar seriamente mal disposta com o uso e abuso de tortura. Li mais tarde que havia um crescendo de cenas de tortura, que se destinava a legitimar a mesma na guerra contra o terrorismo.

Comecei a ver o Flashforward porque gravei os episódios na minha box da Cabovisão. Já vi dois e estou a achar piada.

TEnho acesso ao sem escrúpulos e ao Boston Legal, mas não vejo (falta de tempo e no caso do Boston Legal creio que será mesmo faltar de interesse.

Às restantes não tenho acesso.

O CSI Miami sempre foi uma bosta, em grande parte devido ao Horatio. O CSI LAs Vegas é sempre bestial e sou fã incondicional do Gil Grissom. Contudo, continuo sem saber como morreu o Warrick. Falta-me ainda saber o nome e morada do guionista que o matou para lhe ir tratar da tosse.

Gosto do House: parecia um programa datado, dada a instabilidade do protagonista, mas não só cada episódio é interessante como a sucessão deles tem mostrado também o ser, com desenvolvimentos curiosos para a personagem e a sua interacção com os outros.

E que dizer do Dexter, o assassino em série amistoso? Um dos meus favoritos, além de tentar falar português numa publicidade da Fox.

A Fox está também a fazer a reposição de séries dos anos 90 como o Miami Vice e os Ficheiros Secretos. Também tem o seu quê.
De Jorge Fiel a 22 de Novembro de 2009 às 19:14
Cherie Abobrinha

Discordamos em absoluto no Boston Legal, que é , para mim, a rainha das séries de televisão.

Divergimos também no Dexter (aquilo é sangue a mais para o meu gosto) e na avaliação das séries antigos. Gostei muito, à época do Miami Vice e dos Ficheiros Secretos, mas perdi a paciência para elas. Não me parecem serem daquelas séries que resistem ao tempo.

Sobre o 24 estamos de acordo. Tem vindo a perder qualidade. E isso da banalização das cenas de tortura é verdade. A Fox e o produtor da série são fanáticos apoianates da intervenção americana no Iraque e isso nota-se, apesar de Jack Bauer (Kiefer Sutherland) ser um democrata.

A bem da Nação!
De Tibetana a 18 de Novembro de 2009 às 19:34
Preclaro JF: a greve instalou-se por estes sítios!
De Jorge Fiel a 22 de Novembro de 2009 às 19:15
Preclara Tibetana

Eu não diria greve, mas antes um espécie de lay off indirecto....

A bem da Nação!
De Barba azul a 19 de Novembro de 2009 às 14:36
Caro JF, começo a ficar preocupado!!

Mais um dia de silêncio e vou a uma esquadra participar o seu desparecimento...
De Jorge Fiel a 22 de Novembro de 2009 às 19:17
Preclaro Barba Azul

A rotina é mesmoessa. Primeiro participar numa esquadra da PSP. Depois ligar para as Urgências dos Hospitais. E se continuamos de mãos a abanar há mesmo que telefonar para a morgue ! :-)

A bem da Nação!
De Sun Iou Miou a 20 de Novembro de 2009 às 13:35
Já é mau o desaparecimento do JF. Mas pior é ficar sem saber o final da história. Ou será mais um toque de suspense?
De Tibetana a 20 de Novembro de 2009 às 15:55
Acontece......é típico desaparecer sem deixar vestígios.
De Sun Iou Miou a 22 de Novembro de 2009 às 12:28
Francamente começo a estar preocupada e não só pelo final da história. Será que sumiu pelo Buraco do Fiel? Ou que foi preso por espirrar sem colocar o cotovelo diante do nariz? Ou que está a viver um tórrido romance com a Maria João?
De Jorge Fiel a 22 de Novembro de 2009 às 19:27
Preclara Miou Miou

Tem toda a razão. Isto anda mesmo a precisar de um romance tórrido! Estou a precisar de mudar de medicação.

A bem da Nação!
De Jorge Fiel a 22 de Novembro de 2009 às 19:25
Preclara Tibetana

Piores são os casos em que o desaparecido deixa vestígios, que alguns meses depois vêm ao Mundo sob a forma de clandestinos pela proa... :-)

A bem da Nação!
De Jorge Fiel a 22 de Novembro de 2009 às 19:19
Preclaro Miou Miou

A ideia também é criar um bocado de suspense.

Será que ele se despistou com o carro, foi por uma ribanceira abaixo e ficou tetraplégico?

Ou será que perdeu definitivamente o juízo, meteu-se num avião e foi até Los Angeles pedir a Britney Spears em casamento?

A bem da Nação!
De Mónica Baptista a 22 de Novembro de 2009 às 05:49
Denny Crane
De Jorge Fiel a 22 de Novembro de 2009 às 19:22
Preclara Mónica Baptista

Denny Crane! sim, mas também "Beam me up, Scotty".

Longa vida ao cap. Kirk da Enterprise!

A bem da Nação!
De Miguel Conde Coutinho a 23 de Novembro de 2009 às 14:30
Caro Fiel,

Sou o orgulhoso proprietário de um conjunto de DVD's com todas as temporadas do The Wire. É a melhor série de sempre, desde os Sopranos, digo eu. Quanto às restantes, não me confesso fã de nenhuma delas, mas enfim, talvez me possa convencer.

Abraço!
De Jorge Fiel a 27 de Dezembro de 2009 às 20:08
Preclaro Miguel

Acabei ontem de ver a 4ª temporada do The Wire.

E já tenho dez episódios da 5ª gravados na box para ver no próximo fim de semana. Se fosse fazer agora o top, o The Wire passava para o primeiro lugar por troca com o Flasforward.

Tem de ver o Boston Legal. É fabuloso.

Um abraço

A bem da Nação!

Comentar post

Eu ao espelho


Nasci em Maio de 1956 na Maternidade Júlio Dinis. Fiz a primária no Campo 24 de Agosto e o essencial do liceu (concluído entre o Nobre e Gaia) no Alexandre Herculano. Entre os 15 e os 21 anos fui militante da LCI. Li quase tudo que o Marx, o Lenine, o Trotsky e a Rosa Luxemburgo escreveram.
Ler mais

Pesquisar este blog

Entradas recentes

Lavandaria está agora a c...

Moscas anunciam chegada d...

Apaixonei-me pela Bona, a...

Uma folha A4 dobrada em 4...

O café do Europeijska não...

mais comentados

últ. comentários

Há uma boa forma de distinguir um do outro; é ir à...
Tive conhecimento deste vinho," monte ermes", tint...
Num passeio à Ribeira lembrei-me de recordar algum...
prática do sexo anal estaria aumentando?Embora no ...
O autor deste artigo de peixe não sabe nada, por i...

Arquivos

Abril 2012

Março 2012

Outubro 2011

Agosto 2011

Abril 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Maio 2006

Tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds